SISEMJUN participa de reunião com a SEDUC

Na manhã desta quinta-feira, dia 09/01, o SISEMJUN esteve reunido com a Secretária de Educação para tratar dos seguintes itens:1) Pagamento dos retroativos (1 ano) da 2° Progressão;

2) Implantação da 3° Progressão;

3) Pagamento dos Retroativos da 3° Progressão (1 ano);

4) Instituição da Gratificação de Atividade de Apoio à Educação Básica (GAEB), no percentual de 20% sobre o Vencimento Básico dos Funcionários da Educação;

5) Pagamento de Abono, no valor equivalente a 1 Vencimento Base, para os Funcionários da Educação;

6) Pagamento na Folha de Janeiro do Adicional de Férias em atraso (Novembro e Dezembro) para os Funcionários e aos Professores que recebem a vantagem regularmente neste mês;

7) Reajuste Salarial no percentual de 12,84% sobre o Vencimento Básico dos Profissionais do Magistério.

8) Alteração da Metodologia de Lotação dos Professores das Áreas de Ciências e Matemática.

9) Supressão dos Sábados Letivos contidos no Calendário Escolar 2020.

Inicialmente o Secretário Geral do SISEMJUN, Ítalo Freitas, evidenciou a expectativa gerada entre os Profissionais do Magistério, a partir da circulação na imprensa de pronunciamentos de representantes da Administração Municipal, acerca do Pagamento das Progressões pendentes e requisitou, além da confirmação, uma solução para a situação dos Aposentados que não tiveram a 2° Progressão implantada no período em que estavam na ativa.

O Presidente do SISEMJUN, Marcelo Alves, destacou que os retroativos pendentes referem-se a Progressão de 2016 e 2019, sendo necessária a imediata implantação da 3° Progessão sobre o salário base, para posterior cálculo dos valores devidos como retroativos.

 

Sobre o referido Pagamento, a Secretária Loureto informou que na sexta-feira, dia 10/01, será efetuado o Pagamento, em parcela única, de todas as Progressões pendentes para em seguida, junto ao Sindicato, dirimir quaisquer incorreções, assim como solucionar a situação dos aposentados.

Além disso, a Secretária realçou a pretensão do Governo em reajustar o salário dos Profissionais do Magistério de acordo com índice de atualização do Piso Nacional após os cálculos de repercussão financeira.

O Presidente do SISEMJUN apresentou a preocupação com o atraso no Pagamento do Adicional de Férias dos Servidores, assim como a necessidade do Pagamento previsto para Janeiro das Férias do Magistério. 

Sobre o item, a Secretária Loureto informou que ainda este mês serão quitadas as Férias em atraso, assim como o pagamento regular em Janeiro das Férias do Magistério.

Na sequência, Marcelo Alves solicitou Contraproposta da SEDUC, no tocante às reivindicações dos Funcionários Técnico-Administrativo da Educação, em especial sobre o Abono e acerca da instituição da Gratificação de Atividade de Apoio à Educação Básica (GAEB).

Sobre os temas, a Secretária informou que, no prazo de 15 dias, apresentará a forma com a qual o Governo irá pagar o Abono, equivalente a um Vencimento Básico, aos Funcionários.

No que tange à GAEB, a Secretária não apresentou Proposta Concreta, mas manteve a disposição de negociar a reivindicação nos próximos meses.

Também foi discutida a necessidade de dar celeridade aos Projetos de Unificação de Matrícula e de Ampliação Definitiva de Jornada, ficando a SEDUC com o compromisso de agendar reunião entre o Sindicato, Representantes do Governo e a PREVIJUNO.

Quanto a lotação dos Professores de Matemática e Ciências, a Secretária anunciou a intenção de lotar todos os Professores, prioritariamente, em suas respectivas áreas de formação, sendo que para os Professores de Matemática, devem ser instituídos projetos que permitam lotação exclusiva na disciplina.

Ao fim da Reunião, a Secretária informou que os Sábados (28/03, 16/05, 15/08, 10/10 e 14/11) contidos no Calendário Escolar 2020 serão destinados unicamente para culminância de projetos.

 

É o SISEMJUN na luta por mais direitos!

 

DIRETORIA DO SISEMJUN